quarta-feira, 3 de agosto de 2011

A HISTÓRIA DA HOMEOPATIA

A Homeopatia é uma ciência cuja terapêutica foi proposta pelo Pai da Medicina, Hipócrates, há quase 3000 anos. Ele, baseado nas suas observações, apresentou que era "conveniente tratar, pelos contrários ou pelos semelhantes, qualquer que fosse o mal e de onde ele viesse". Ele concluíu sabiamente que "a febre é suprimida pelo que a produz e produzida pelo que a suprime". Dessa forma, tratamos a febre pelo semelhante. Pasteur, ao desenvolver vacinas e soros, aplicou a mesma Lei da Similitude ou Semelhança, a auto-soroterapia e a auto-hemoterapia. Ensinou a combater a raiva com o próprio vírus rábico atenuado.
A Homeopatia é uma ciência médica exercida há mais de 200 anos e conquistou seu merecido respeito através dos enunciados do gênio da medicina alemã, Samuel Hahnemann, que nasceu em Meissen, em 1755 e faleceu em Paris, no ano de 1843. Seus conceitos, baseados nas observações da Lei dos Semelhantes, de Hipócrates, são os efeitos positivos das altas diluições, seguidas de agitação forte, que hoje são comprovados por pesquisas "in vitro" e "in vivo", em estudos multicêntricos em diversas Universidades em vários países.
Toda a ciência homeopática está baseada na idéia central que é a Lei da Semelhança: substâncias do reino animal, vegetal e mineral, submetidas a diluições sucessivas e a agitação (sucussões) ritmadas contra um anteparo rígido ( processo técnico conhecido por Dinamização), promoveriam um poder curativo em pacientes que apresentassem doenças cujos sintomas são semelhantes aos produzidos em indivíduos sadios que experimentaram a mesma substância em doses ponderais mínimas.
Essa técnica, descrita nas Farmacopéias Homeopáticas de vários países, conhecida como Dinamização, também recebe o nome de Ultradiluição, Diluição Ultramolecular ou UHD (ultra high dilution).


Nenhum comentário:

Postar um comentário