terça-feira, 9 de agosto de 2011

A CIÊNCIA HOMEOPÁTICA E SUA SAÚDE


Uma das bases da medicina é um fato ingável e aceito por todos que militam na área da saúde: "o poder que as substâncias originadas da natureza têm de alterar o estado de saúde das pessoas" e que este poder nem sempre depende de massa e nem sempre é visível ou mensurável. Hahnemann direcionou o seu trabalho, principalmente, sobre o efeito nocivo das drogas. Droga é qualquer substância capaz de promover alterações funcionais nos organismos vivos. Ele nunca aceitou o fato de receitar um remédio, sabendo que o mesmo poderia provocar uma reação do organismo, ainda mais séria, para o paciente doente. Por esta razão, desiludido com a medicina dos contrários, de sua época, afastou-se durante anos, procurando um novo método de tratamento para os seus pacientes. Desamparado e combatido pelos colegas de classe médica, geralmente conservadores, fazia dessa situação o alimento para suas pesquisas revolucionárias. Cercado de sua família e de alguns poucos amigos era incansável nessa sua busca.
Experimentava em si mesmo os mais diversos derivados da natureza, do reino animal, vegetal e mineral. Partia do principio de que qualquer substância traz dentro de si uma força medicamentosa adormecida. Hahnemann, que também era um pensador, despertou esta força através das agitações dos medicamentos em um anteparo. Para diminuir o poder de ação das drogas começou a diluí-las sucessivamente. Não era a quantidade da substância que importava, ao contrário, quanto menor a quantidade presente na diluição, maior o potencial de força desprendida, através da agitação.
Florey, co-pesquisador da penicilina, registrou em 1943 que a penicilina pura pode impedir o desenvolvimento de microorganismos sensíveis, em diluições de 1 para 50 milhões até para 100 milhões. Conforme sabemos, o corpo humano produz 50 a 100 milionésimos de grama de hormônio de tireóide por dia, sendo que a sua concentração no sangue normal é de apenas 1 parte por 10 milhões de partes de plasma sanguíneo. Isso não impede que este hormônio seja um competente regulador da taxa metabólica.
Atualmente, vários pesquisadores estão envolvidos com as pesquisas das altas diluições homeopáticas e o resultado desses estudos estão sendo publicados em Revistas Científicas de renome em vários países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário