
Experimentava em si mesmo os mais diversos derivados da natureza, do reino animal, vegetal e mineral. Partia do principio de que qualquer substância traz dentro de si uma força medicamentosa adormecida. Hahnemann, que também era um pensador, despertou esta força através das agitações dos medicamentos em um anteparo. Para diminuir o poder de ação das drogas começou a diluí-las sucessivamente. Não era a quantidade da substância que importava, ao contrário, quanto menor a quantidade presente na diluição, maior o potencial de força desprendida, através da agitação.
Florey, co-pesquisador da penicilina, registrou em 1943 que a penicilina pura pode impedir o desenvolvimento de microorganismos sensíveis, em diluições de 1 para 50 milhões até para 100 milhões. Conforme sabemos, o corpo humano produz 50 a 100 milionésimos de grama de hormônio de tireóide por dia, sendo que a sua concentração no sangue normal é de apenas 1 parte por 10 milhões de partes de plasma sanguíneo. Isso não impede que este hormônio seja um competente regulador da taxa metabólica.
Atualmente, vários pesquisadores estão envolvidos com as pesquisas das altas diluições homeopáticas e o resultado desses estudos estão sendo publicados em Revistas Científicas de renome em vários países.
Nenhum comentário:
Postar um comentário