sexta-feira, 19 de agosto de 2011

PARA COMBATER O ESTRESSE

Pequenas mudanças no cotidiano e no estilo de vida afastam esse vilão que tanto prejudica a saúde. O estresse deve ser tratado de dentro para fora, pois não é um patologia física simplesmente, mas sobretudo emocional. Não existe essa coisa chamada problema e sim situações que podem melhorar. O estresse está no modo de vida, na maneira de enxergar o mundo e os outros e de se fazer enxergar. E os pensamentos e sentimentos têm papel fundamental no desenvolvimento do distúrbio. "O medo, por exemplo, é um constume adquirido, aprendemos a tê-lo desde a infância com os pais. Ele provoca emoções negativas que costumam desencadear reações estressantes, tirando a energis e a capacidade de se criar escolhas na hora de uma situação difícil. Entretanto é bom lembrar que as mudanças não acontecem da noite para o dia - requerem tempo e paciência. Mas sempre vale a pena buscar um caminho para melhorar a qualidade de vida.

O ESTRAGO NO ORGANISMO
Em situações de estresse, o corpo sofre reações químicas que, em excesso e por um longo período de tempo, são prejudicias à saúde. Acontece da seguinte maneira : a produção de adrenalina é aumentada ( o que eleva a pressão sanguínea), assim como a de cortisol ( que faz baixar a imunidade a doença e prejudica a memória), e a de norodrenalina ( provocando taquicardia e sobrecarregando o coração a longo prazo). Por outro lado, esse estado de agitação cotidiana estimula a diminuição de serotonina, neurotransmissor cerebral responsável pele sensação de relaxamento, cuja deficiência pode levar a transtornos alimentares, como compulsões e bulimia. Quando o estresse se prolonga, torna-se crônica e seus sintomas ficam mais intensos. Isso faz com que o organismo trabalhe em condições de sobrecarga, podendo provocar  a falência de circultos nervosos relacionados a emoções, desencadeando problemas de ansiedade e depressão.

SINTOMAS FÍSICOS, PSÍQUICOS E EMOCIONAIS QUE O ESTRESSE PODE PRODUZIR.
. Taquicardia, Suor intenso e excessivo, Dor de cabeça, Cansaço, Agitação, Mau-humor, Irritabilidade, Perda de memória, Incapacidade de concentração, Insônia, Tremores, Diarréia, Tristeza, Angústia .

5 DICAS PARA COMBATER O ESTRESSE

  1. Mexa-se : que tal fazer aulas de ioga, hidroginástica ou sessões semanais de massagens, caminhadas ? Essas atividades são indicadas pelos médicos para aliviar a tensão.
  2. Reze ou medite : Não importa a religião! Ao rezar ou orar, você aquieta a mente e obtém paz interior. A meditação funciona da mesma maneira, "desligando" a mente por alguns instante. Meditar por dez minutos, todos os dias, traz mais qualidade à sua vida.
  3. Cutive amigos : conviver e se distrair com outras pessoas é uma ótima estratégia de defesa. Visite a família e os amigos queridos, vá à igreja ou participe de um grupo voltado a alguma atividade de que você goste. Vale tudo para melhorar a sua qualidade de vida.
  4. Desfrute, mais de seu banho : se a sua rotina é corrida, reserve pelo menos o momento do banho para se dar alguns minutos de paz. Deixe o banheiro com uma luz fraca, coloque uma música calma para tocar e escolha produtos de higiene com fragrâncias relaxantes, com ingredientes e aromas que tenham propriedades tranquilizantes, como a camomila.
  5. Feira que acalma : abuse de alimentos conhecidos por serem calmantes naturais, como alface, brócolis, espinafre, acerola, maçã, banana, laranja, maracujá, mamão e os chás de erva-doce, erva cidreira e camomila. E sempre evite comidas muito condimentadas, café e bebidas alcoólicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário