quinta-feira, 25 de agosto de 2011

COMO O COLESTEROL PROVOCA DOENÇAS ?

Colesterol :  Ele caiu na boca como uma gordura, mas quimicamente é um álcool. A confusão tem razão de ser: ele só consegue circular pelo corpo grudado em moléculas chamadas lipoproteínas, que podem ser de dois tipos LDL o famoso mau colesterol ou HDL, também chamado de bom, pois retira o excesso de LDL do sangue. Quando há muito colesterol no sangue, ele se acumula nas paredes das artérias, levando à aterosclerose. As artérias ficam mais estreitas e o fluxo sanguíneo para o coração é bloqueado ou reduzido. O sangue carrega oxigênio para o coração e, se uma quantidade suficiente não consegue chegar lá, você pode ter dores no peito. Se o suprimento de sangue para uma parte do coração for totalmente bloqueado, a conseguência é um ataque do coração.
Existem duas formas mais comuns de colesterol: LDL, ou mau colesterol, e HDL, ou bom colesterol. Enquanto o LDL tem baixos níveis protéicos, o HDL tem elevadas quantidades de proteínas. LDL é a principal causa de placas de coagulação nas artérias. Já o HDL trabalha para retirar o colesterol do sangue.

Triglicérides : são outro tipo de gordura no sistema sanguíneo. Pesquisas recentes têm apontado que altos níveis de triglicérides também estão relacionados a doenças do coração.

Quais são os sintomas do colesterol alto ?
O colesterol alto por si só não leva a nenhum sintoma. Por isso muitas pessoas nem sabem que estão com o colesterol elevado. Portanto, é preciso descobrir qual o nível do seu colesterol. Se estiver alto, baixa-lo reduzirá o risco de desenvolver uma doença do coração.

Como analizar os resultados dos exames ?
Todo mundo acima de 20 anos deve medir o colesterol pelo menos a cada cinco anos.

Taxas ideais
Os valores considerados ideais no sangue dependem dos fatores de risco.

Adultos saudáveis :
Colesterol total até 200 mg/dl
LDL menor que 160 mg/dl
HDL acima de 40  mg/dl ( mulheres devem ter essa taxa acima de 50 mg/dl ).

Quem tem mais de dois fatores de riscos ( fumo, hipertensão, histórico familiar, obesidade):
LDL abaixo de 130 mg/dl
HDL acima de 45 mg/dl ( mulheres acima de 50 mg/dl ).

Pessoas com doenças coronarianas ou diabetes:
LDL menor que 100 mg/dl
HDL maior que 45 mg/dl ( mulheres acima de 50 mg/dl ).

O que afeta os níveis de colesterol ?
Muitos fatores aumentam o nível de colesterol :

Dieta : gordura saturada, trans e colesterol na comida aumentam os níveis de colesterol. Reduzir a quantidade de gordura saturada ou trans da dieta ajuda a dimunuir o nível de colesterol.

Peso : além de ser um fator de risco para o coração, estar acima do peso também pode aumentar seu colesterol. Perder peso ajuda a reduzir o LDL, os níveis totais de colesterol, triglicérides e ainda elevar a quantidade de HDL.

Exercícios : a prática regular de exercícios reduz o LDL e aumenta o HDL. Tente se exercitar 30 munutos todos os dias. Antes de começar qualquer execicios procure a orientação de seu médico, ou proficional da saúde.

Idade e sexo : conforme você envelhece, os níveis de colesterol sobem. Antes da menopausa, as mulheres tendem a ter níveis mais baixos de colesterol do que homens da mesma idade. Depois da menopausa, o colesterol da mulher sobe.

Hereditariedade : pode ser um problema familiar. Algumas doenças podem levar à elevação do colesterol. É o caso do hipotireodismo, doenças do figado e do rim.

Medicamentos : alguns remédios, como esteróides e progesterona, podem elevar o mau colesterol e diminuir o bom.

Como tratar o colesterol alto ?
O principal objetivo ao reduzir o colesterol é baixar o nível de LDL e elevar o HDL. Para diminuir o colesterol, tenha uma dieta saudável a base de verduras, legumes e frutas, se exercite regularmente e mantenha o peso ideal. Algumas pessoas podem também precisar de medicação. Os médicos determinam o seu nível ideal de LDL a partir da sua propensão a ter doenças do coração. Os maiores riscos são : idade ( homem com 45 anos ou mais, mulheres com 55 anos ou mais ) , fumo, hipertensão, estresse, vida sedentaria .

Alguns produtos naturais que ajudam a baixa o colesterol.
Chás : chá verde, chá branco, alcachofra, hibiscus, porangaba, salsaparrilha, graviola.
Produtos naturais : Omega 3, óleo de semente de linhaça, porangaba/berinjela, berinjela, óleo de coco e lecitina de soja.



Nenhum comentário:

Postar um comentário