terça-feira, 26 de julho de 2011

BENEFÍCIO DO ÓLEO DE COCO

O óleo de coco extra virgem é um produto 100% natural de origem vegetal da espécie Cocos nucifera L.. É prensado a frio, não é submetido ao processo de refinamento e desodorização, sendo extraído apartir da polpa do coco fresco por processos físicos, passando pelas etapas de trituração, prensagem e tripla filtração. Seu índice de acidez é no maximo até 0,5%, o que o caracteriza como um óleo extra virgem.
O óleo de coco é livre de gordura trans e possui alto teor de ácidos graxos de cadeia média (ácido láurico), ídênticos aos encontrados no leite humano. Além do mais, reduz o risco de doença cardíaca e coronariana, reduz o risco de câncer, regulariza o  ritmo intestinal, ajuda a controlar o diabetes, aumenta os níveis de energia, melhora a digestão e absorção de nutrientes, aumenta o metabolismo, ajuda a perda de peso (ação "fat burner"), ajuda a previnir a osteoporose, mantém a pele macia e previne o envelhecimento precoce.
 A gordura do coco leva à normalização dos lipídeos (gorduras) corporais, protege o fígado dos efeitos do álcool e aumenta a resposta imunitária contra fungos, bactérias e protozoários; também se mostrou benéfica no combate aos fatores de risco para doenças cardíacas. Uma dieta rica em óleo de coco não aumenta o colesterol e nem o risco de mortalidade ou morbidade por doença coronariana, uma vez que, tem a propriedade de aumentar a fração HDL do colesterol ("colesterol bom").
Os triglicerídeos de Cadeia Média também encontram destaque nas pesquisas atuais com os seguintes achados, entre outros:
  • Auxiliam na redução nos níveis Lp(a) (Lipoproteina a). Níveis elevados constituem risco de desenvolvimento de doença aterosclerótica. (The Journal of Nutrition, 2003; 133: 3422/3427).
  • Auxiliam no aumento dos níveis de energia e redução de gordura abdominal. (Obesity Research, 2003; 395/ 402).
  • Podem ajudar na prevenção da obesidade. (The Journal of Nutrition, 2002; 132: 329/332).
  • Podem aumentar a capacidade antioxidante geral do organismo. (Food Chemisty, 2006; 99(2), 260-266).
  • Podem reduzir os níveis de colesterol e de triglicerídeos. (Clinical Biochemistry,2004; 37 (9), 830-835).
  • Podem auxiliar na redução do envelhecimento cutâneo. (Sabinsa Coorporation, 2007).

Nenhum comentário:

Postar um comentário