quarta-feira, 1 de junho de 2011

INTRODUÇAO :

Os tratamentos naturais sempre estiveram presentes na história da humanidade, havendo registros na Antiguidade e na China, India, Egito, Grécia e Roma. Com o advento da sociedade industrializada, retornaram com toda intensidade, visando sanar os males provocados pela ignorância da leis da Natureza, entre as quais a mais importante : o homem não é algo isolado e fragmentado, mas intergral e se as partes não estiverem em harmonia entre si e com o meio ambiente, não haverá saúde.

"....No interior do corpo existe um agente desconhecido que trabalha pelo todo e pelas partes. É ao mesmo tempo uno (um) e múltiplo (vários). É a natureza que cura as enfermidades e encontra as vias necessárias se necessidade de ser guiada .....a natureza é suficiente em tudo, e para tudo..." Hipócrates ( 460 a.C )

É inevitável citar a célebre frase do pai da medicina, Hipóclates: "Que o teu alimento seja o teu remédio e que teu remédio seja o teu alimento." Não adianta qualquer tratamento se o nível alimentar está inadequado. Recupera a saúde por algum tempo, mas depois volta a adoecer. Com a industrialização, o homem se tornou preguiçoso, passando a só ingerir alimentos fabricados prontos. Quem mais perdeu com isso foi a saúde. Devido ao tempo prolongado até ser ingerido, ao refinamento ( retirada a casca dos alimentos - em especial a do trigo e do arroz com rica concentração de vitaminas e sais minerais ), aos corantes, aos conservantes e outros aditivos químicos, esses alimentos ficam pobres de nutrientes. Algumas pessoas às vezes preferem o industrializados devido ao preço. Os frangos de granja, por exemplo, são mais baratos que o caipira, isso porque com 30-45 dias a ave é abatida, por comer 24 h/dia e não dormir e pelo uso de hormônios /antibióticos, que vão ao nosso organismo. São inúmeros alimentos que podem beneficiar a saúde. Nem a enciclopédia inteira sobre o tema seria suficiente ao abordar todos. Nosso objetivo principal é levar, informações sobre estes tratamentos alternativos e alimentos que possam levar mais saúde aos leitores, com receitas e dicas de saúde e o que há de novo em pesquisa e tratamento, visando um maior equilíbrio e harmonia a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário