segunda-feira, 27 de junho de 2011

ALIMENTOS ESSENCIAIS PARA SUA SAÚDE

 
Aveia em Flocos e Aveia Laminada :
São cereais de alta qualidade nutricional e de fácil digestão. Os grãos de Aveia em flocos têm um dos mais altos teores protéicos, com valores médios entre 15 e 20% , qualidade protéica considerada muito boa se comparada com outros cereais. O benefício mais evidente do consumo de Aveia em flocos para saúde humana é sua eficiência na redução dos níveis de colesterol . Quando parte de uma dieta equilibrada, a Aveia é classificada como um alimento funcional por conter a fibra solúvel "beta-glucana", auxilia na saúde cardiovascular.
 A Aveia pode ser usada em mingaus, bolos, pães, tortas, croquetes, almôndegas, vitaminas, biscoitos, granolas e sopas .

Açucar Mascavo :
O açucar mascavo além de estar livre de resíduos químicos utilizados na refinação, é rico em minerais como: ferro e calcio ( previne a osteoporose ), potássio ( fundamental para contrações musculares ) e magnésio ( importantíssimo para o funcionamento do sistema imunológico ). Substitua o açucar comum por Açucar Mascavo na mesma quantidade, dependendo do gosto.

Proteína de Soja :
A Proteína de Soja ou "Carne de Soja" como é popularmente conhecida, é constituída de 53% de proteina de alto valor biológico. Contém vitaminas do complexo B, e minerais ( cálcio, ferro, potássio e zinco ), as isoflavonas e os ácidos graxos poliinsaturados que não elevam o colesterol. Absorve o sabor dos temperos facilmente, e por ser um produto pré-cozido, necessita apenas ser hidratadas em água morna por 5 minutos, dispensando o cozimento prolongado. Por ser extremamente versátil a Proteína de Soja pode substituir a carne moida em diversas preparações como; strogonof, feijoada vegetariana, hamburgues, croquetes, picadinho, sopas . Basta hidratar com água em proporções iguais, retire o excesso de água e refogue como se fosse carne moida.

Arroz Integral :
O Arroz integral consiste em grãos intactos, que preservam a película e o gérmen, onde se encontram a maior parte dos nutrientes. Possui aspecto fino e longo. Necessita de menor tempo de cocção por possuir menor teor de amido. Após o preparo, fica mais solto e seco em relação ao arroz. Contém carboidratos complexos, fibras, proteinas, vitaminas do complexo B, minerais. O arroz integral pode ser usado em substituição ao arroz branco tradicional, em risotos, bolinhos, sopas, doces, saladas. É aconselhável deixá-lo de molho algumas horas na água antes do cozimento.

Gérmem de Trigo :
O gérmem de trigo é a parte mais nobre do grão, é o seu "embrião", onde este começa a brotar. Contém aminoácidos essenciais, enzimas, vitamina E (antioxidante ), do complexo B e minerais como zinco, fósforo e ácido fólico. O gérmem de trigo pode ser usado em massa de pães, biscoitos, tortas, bolos, iogurte, granolas, saladas e sucos.

Farinha de Trigo :
É obtida a partir de grãos de trigo selecionados e moidos. Contém carboidratos complexos responsáveis pelo fornecimento de energia ao organismo, vitaminas do complexo B, minerais como: ferro, fósforo, magnésio e fibras insolúveis que estimulam o sistema gastrintestinal. É a única farinha que desenvolve a glútem quando sovada ( proteína que dá a liga na massa ). Pode ser usada em massa de pães, biscoitos, tortas, bolos... Para um melhor aproveitamento culinário, utilize a mesma proporção de farinha de trigo integral e farinha de trigo branca.

Fibra de trigo ou Farelo de Trigo :
É a pelicula  externa do grão, que não é digerida pelo organismo humano. Porém a Fibra de Trigo tem outra função muito importante: ( ela se intumesce e forma o bolo alimentar, estimulando o trânsito nos intestinos). Desta forma, ela previne a prisão de ventre, evita várias doenças decorrentes da permanência prolongada do bolo alimentar nos intestinos: câncer do colón, apendicite, colite, problemas vasculares. A alimentação rico em fibras, evita o aumento de taxas de colesterol e de açucar no sangue. É recomendado seu uso em regimes de emagrecimento, pois estimula a eliminação fecal e de toxinas, além de proporcionar sensação de saciedade. Pode-se utilizá-la em biscoitos, pâes, iorgutes, sopas, bolos, tortas, vitaminas, sucos e leite.

Soja em Grão :
É a mais rica das leguminosas em termos nutricionais. Sua proteína é semelhante à de origem animal, como a do leite, das carnes e dos ovos, é bem superior em quantidade à encontrada nos vegetais como, arroz, feijão e milho. Em média, possui 40% de proteínas, 20 % lípidios (óleos), 5 % de minerais e 34 % de carboidratos. Não possui amido e é rica em vitaminas do complexo B, niacina, vitamina E, ácido fólico, aminoácidos essenciais, além de alguns minerais necessários para o bom funcionamento do organismo.

Extrato de Soja :
Popularmente conhecido como "leite de soja" é obtido a partir de grãos selecionados, submetidos a tratamento térmico, descascamento, pré-moagem e micronizado. Contém aminoácidos essenciais, além de ser fonte de cálcio, rico em  fibras e proteínas. Contém isoflavonas e os ácidos graxos poliinsaturados. É uma ótima opção para substituir o leite de origem animal, pois não contém lactose nem as proteinas do leite.

Guaraná em pó :
É um complemento alimentar que contém cafeína, agindo como revigorante e estimulante para as atividades físicas e mentais. Deve ser consumido com moderação.

Farelo de Aveia :
É a casca que envolve o grão de aveia, constituido basicamente por fibras solúveis que contribuem para a redução do colesterol ruim, auxiliam no metabolismo da glicose ( no controle dos níveis de açúcar do sangue) e contribui para a perda de peso, pois favorece uma maior saciedade. Utilizado em mingaus, bolos, pães, tortas, biscoitos e sopas. A fibra solúvel betaglucana encontrada na aveia foi classificada pelo Food and Drug Administration (FDA) como um alimento funcional, desde que consumido nas proporções adequadas.

Levedo de Cerveja :
Possui nome Científico de Saccharomyces cerevisae, é uma levedura inativa, resultante do processo de fermentação natural da cevada. É um ótimo complemento alimentar, pois contém alto teor proteíco ( aproximadamente 45 % de proteína de origem vegetal ) . É de fácil digestão, não contém gordura saturada nem colesterol. Contém cromo, potássio, ferro, vitaminas do complexo B, etc. Esses nutrientes ajudam no funcionamento do sistema nervoso, no ganho de massa muscular ( massa magra ), na proteção da pele e dos olhos, no metabolismo dos carboidratos. O levedo não deve ser submetido a altas temperaturas para não alterar sua propriedades nutricionais. Utilização : 1 colher (chá) por dia, diluido em água, iorgute, sucos de frutas e caldos.

Fibra de Maracuja ( Farinha da Casca do Maracujá )
O alimento dos diabéticos. Auxilia em regimes de emagrecimento, reduz taxas de glicemia e colesterol. Estudos cientifícos indicam que a casca do maracujá é extremamente rica em pectina, um tipo de fibra solúvel que ajuda a reduzir as taxas de glicose no sangue, contém também outras fibras insoluveis.  A fibra de Maracujá, tendo como maior agente a pectina, ao ser ingerida pelo organismo, forma um gel que dificulta a absorção de carboidratos e da glicose produzida no processo digestivo e tambem nas gorduras, auxilia ainda na redução de glicemia e na taxa de colesterol, contém fósforo, que é fonte de renovação celular, cálcio que ajuda no desenvolvimento dos ossos e dentes, ferro que dá mais energia e disposição, vitaminas B3 ajuda a transformar alimentos em energia. Utilização em vitaminas, saladas, sucos e leite. Obs : Pessoas que tem pressão baixa não deve usar este produto, salvo por orientação médica ou seu nutricionista.

Semente de Girassol :
Também conhecido como aquênio é um fruto obtido a partir da inflorescência do girassol. Há dois tipos de sementes as oleosas e não oleosas, sendo esta última a consumida pelo homem. Contém proteínas, gorduras poliinsaturada ( gordura de boa qualidade ) vitaminas do complexo B, E, minerais como fósforo, potássio, ferro, cálcio, zinco e magnésio. Utilização em farofas, biscoitos, saladas, nos lanches escolares.

Kynhua Real :
As proteinas de que o corpo precisa são compostas de 20 aminoácidos diferentes. Voce pode fazer alguns deles a partir de outros aminoácidos, mas existem aminoácidos que não podem ser fabricados pelo corpo e que devem fazer parte da sua dieta. Estes são chamados aminoácidos essenciais. A Kynhua Real com 23 % de proteinas, possui um balanço de aminoácidos excepcionalmente atrativo para a nutrição humana devidao aos seus altos níveis de lisina e metionina. Conta com 20 dos aminoácidos, dos quais os 10 essenciais ( Histidina, Isoleucina, Leucina, Lisina, Metionina, Fenilanina, Treonina, Triptofano, Valina e Arginina ).

Farinha de Soja :
É obtida a partir da seleção dos grãos de soja moidos e tostados. Possui todos os aminoácidos essenciais, além de ser rica em fibras, proteinas e ferro. Contém também vitaminas do complexo B, isoflavonas, ácidos graxos poliinsaturados e é fonte de cálcio. Utilização: para substituir outras farinhas em massas dos bolos, pães, tortas, biscoitos, croquetes e almôndegas.

Gergilim Tostado :
É uma semente oleaginosa com grande emprego na culinária. É rico em proteínas, fibras, cálcio e ferro, além de conter gordura de ótima qualidade, vitamina E, do complexo B, minerais como fósforo, magnésio, selênio, zinco e manganês. Ultilização: polvilhada em pães, bolos em vitaminas.

Castanha do Pará :
É uma fruta oleaginosa que possui em sua composição uma grande quantidade de gordura vegetal de boa qualidade, que auxilia na oxidação de gorduras ruins o LDL colesterol, possui selênio um potente aminoácido antioxidante que protege as células contra o radicais livres, além de proporcionar energia e proteinas, vitaminas e minerais ao organismo. Utilização: como petisco.

Farinha de UVA :
Ajuda a diminuir o nível do colesterol ruim ( LDL), inibe o aparecimento de varizes, porque ativa a circulação e retarda o  envelhecimento. A farinha de semente de Uva é também benéfica à saúde, pois a farinha é composta de 76 % de fibras, segundo os pesquisadores possui alta quantidade de flavonóide, também é antioxidante, cuja a principal função é combater os radicais livres e herdou da fruta a prevenção do envelhecimento e das doenças degenerativas.  Os benefícios da farinha de Uva : auxilia no tratamento de doenças circulatórias, diminui o aparecimento de varizes, auxilia na prevenção de problemas cardiovasculares, auxilia na prevenção de endurecimento das artérias, ajuda a minimizar danos no fibroma, evita a deficiência de visão e audição, ajuda no combate das doenças de pele, como psoríase e eczema.

Granola :
É uma mistura balanceada de vários cereais que auxiliam na digestão, é ótimo para quem pratica esporte, pois é rico em cálcio, ferro e fósforo. Possui um excelente sabor e energia. Especial para pessoas que necessitam de uma força a mais em seu dia a dia. Utilização: é um produto pronto para ser consumido, pode também ser consumido com iorgute natural e mel.

Amaranto :
É de alto valor protéico com minerais que atuam na manutenção e no aumento da massa magra em atletas e esportistas amadores, diminuindo o colesterol e a prevenção de doenças cardiovasculares, osteoporese e câncer na população de idosos e adultos em geral. Possui uma grande concentração  de esqualeno em sua composição, possui ação oxidante no combate aos radicais livres com aumento da oxigenação do metabolismo e sistema imunológico.

Farinha de Beterraba :
É um poderoso agente de combate ao cancro do cólon e de baixa caloria ( 41 contem apenas 100g) e gordura, é rica em fibras, vitaminas e minerais. É um poderoso antioxidante natural que limpa os radicais livres( combatendo o cancer) e doenças cardiovasculares, aumenta o colesterol bom (HDL) e ajuda a baixar o colesterol ruim (LDL).

Semente de Linhaça ou Farinha de Linhaça :
A linhaça tem uma quantidade enorme de substância funcionais ( aquelas que ultrapassam a função de nutrir dando uma força extra ao corpo para não ficar doente). Ajuda a emagrecer, pois aumenta a saciedade e estímula o intestino. Nela contém Ômega 6 e gorduras moninsaturadas, que, em harmonia com o Ômega 3 reduzem o mau colesterol, (LDL) , responsavel pelo entupimento das artérias. É um excelente antioxidante e rico em vitamina E que contribui para renovação celular, e por isso, vai adiando o processo de envelhecimento do organismo afastando o aparecimento de rugas. É também um fitoquimico ou fito-hormônio, essa substância tem efeito semelhante ao hormônio estrógeno, amenizando os sintomas da TPM e da menopausa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário